O terror é um dos gêneros mais populares do cinema, e um de seus subgêneros mais bem-sucedidos comercialmente é o slasher. Mas o que exatamente caracteriza um filme slasher? Trata-se de uma vertente do terror em que um assassino, geralmente mascarado, persegue e mata suas vítimas de maneira bruta.
Esse subgênero tem suas raízes nos anos 70, influenciado pelos giallo italianos e filmes de terror psicológico como “Peeping Tom” (1960) e “Psicose” (1960). Apesar de sua popularidade, a grande maioria dos filmes slasher recebeu avaliações negativas da crítica, sendo considerados de baixo nível artístico.
Contudo, pensando nisso, compilamos uma lista com os 10 melhores filmes slasher, com base em agregadores de crítica e sites especializados. Confira a seguir!
Melhores Filmes Slasher
- 10º – Sexta-Feira 13 – Parte 6: Jason Vive (1986)
- 9º – Chamas da Morte / A Vingança de Cropsy (The Burning, 1981)
- 8º – Terrifier 2 (2022)
- 7º – Brinquedo Assassino (1988)
- 6º – O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1994)
- 5º – Noite do Terror (Black Christmas, 1974)
- 4º – Pânico (1996)
- 3º – A Hora do Pesadelo (1984)
- 2º – O Massacre da Serra Elétrica (1974)
- 1º – Halloween – A Noite do Terror (1978)
Confira abaixo os 10 melhores filmes slasher, segundo a crítica. Para esta seleção, optamos por escolher apenas obras que se encaixam genuinamente no gênero, excluindo influências como “Psicose”, além dos filmes giallo.
10º – Sexta-Feira 13 – Parte 6: Jason Vive (1986)
- Onde assistir: Mercado Play (gratuito com anúncios), Pluto TV (gratuito com anúncios)
Quando se pensa em slasher, é bem provável que venha à mente a imagem de Jason, um dos assassinos mais célebres desse subgênero. Entretanto, a franquia “Sexta-Feira 13”, apesar de sua popularidade, não é bem quista pela crítica. Aliás, muito pelo contrário.
Todavia, a sexta parte da saga, “Jason Vive”, se destaca entre as demais. É o único filme da série que recebeu elogios consistentes dos críticos. Além disso, é considerado por muitos fãs da franquia como o melhor título, com larga vantagem.
Na trama, Tommy, que matou Jason anos atrás, visita o túmulo do assassino para cremar seu corpo e dar fim de vez aos seus pesadelos. Porém, ele acaba ressuscitando Jason acidentalmente.
- Rotten Tomatoes: 53%
- Metacritic: 30/100
- IMDb: 6,0/10
- Letterboxd: 3.2/5
Leia mais:
- Os 10 melhores filmes em stop-motion para assistir online
- Conheça todas as adaptações de Salem’s Lot, famoso livro sobre vampiros de Stephen King
- O que é Captura de Movimento (Motion Capture), técnica usada no cinema e nos videogames?
9º – Chamas da Morte / A Vingança de Cropsy (The Burning, 1981)
- Onde assistir: não disponível nos streamings
O slasher “The Burning”, conhecido no Brasil como “Chamas da Morte” ou “A Vingança de Cropsy”, foi duramente criticado na época de seu lançamento.
Porém, ao longo dos anos, o longa foi reavaliado e se tornou um clássico cult, sendo reconhecido como um dos melhores slashers já feitos.
Na trama, um zelador de acampamento abusivo é desfigurado por queimaduras após uma peça pregada por campistas sair errado. Anos depois, ele busca vingança em um acampamento próximo.
- Rotten Tomatoes: 83%
- Metacritic: 42/100
- IMDb: 6,3/10
- Letterboxd: 3.1/5
8º – Terrifier 2 (2022)
- Onde assistir: Amazon Prime Video
O segundo filme da franquia “Terrifier” teve recepção positiva da crítica em geral e foi um grande sucesso comercial.
Na trama, o palhaço assassino Art the Clown ressurge e persegue uma adolescente em plena noite de Halloween.
- Rotten Tomatoes: 86%
- Metacritic: 59/100
- IMDb: 6,1/10
- Letterboxd: 2.7/5
7º – Brinquedo Assassino (1988)
- Onde assistir: Amazon Prime Video
O boneco Chucky é um dos assassinos mais famosos dos slashers, e seu início se deu em 1988 no bem-recebido “Brinquedo Assassino”. A história segue uma mãe que dá de presente para seu filho um boneco Good Guy, marca que ele tanto queria.
No entanto, o brinquedo está possuído pela alma de um assassino. O filme conta com a direção de Tom Holland, a partir de uma história de Don Mancini.
- Rotten Tomatoes: 74%
- Metacritic: 58/100
- IMDb: 6,7/10
- Letterboxd: 3.3/5
6º – O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1994)
- Onde assistir: Max
Antes de “Pânico” revitalizar o slasher nos anos 90, o diretor Wes Craven já havia dado pistas de seus planos em “O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger”.
Trazendo uma nova abordagem à franquia “A Hora do Pesadelo” e ao slasher, o longa apresenta elementos metalinguísticos e autoconscientes dos clichês.
O enredo de “O Novo Pesadelo” se passa em uma realidade onde os outros títulos da série são apenas filmes. A atriz Heather Langenkamp, que interpretou a “final girl” Nancy nos filmes anteriores, interpreta a si mesma. Até mesmo Robert Englund, o ator por trás de Freddy, vive ele mesmo.
Na trama, Heather se vê forçada a fazer uma nova sequência de “A Hora do Pesadelo”, mas o fictício Freddy Krueger invade o mundo real.
- Rotten Tomatoes: 77%
- Metacritic: 64/100
- IMDb: 6,4/10
- Letterboxd: 3.3/5
5º – Noite do Terror (Black Christmas, 1974)
- Onde assistir: não disponível nos streamings
O canadense “Noite do Terror” é reconhecido pelos historiadores de cinema como um dos primeiros filmes slasher. Apesar de sua recepção mista na época do lançamento, o filme ganhou status cult ao longo dos anos. A direção é de Bob Clark.
A trama acompanha garotas de uma fraternidade que recebem telefonemas ameaçadores e são perseguidas por um assassino durante o Natal.
- Rotten Tomatoes: 71%
- Metacritic: 65/100
- IMDb: 7,1/10
- Letterboxd: 3.8/5
4º – Pânico (1996)
- Onde assistir: Netflix, Paramount+, Mercado Play (gratuito com anúncios), Pluto TV (gratuito com anúncios)
O ápice dos slashers ocorreu nos anos 80. Porém, com a chegada da década de 90, o subgênero se saturou e entrou em decadência. No entanto, esse cenário mudou em 1996 com o lançamento de “Pânico”.
Trazendo uma abordagem autocrítica e metalinguística que brinca com os clichês do slasher, “Pânico” renovou o subgênero para um novo contexto e uma nova geração.
Dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson, o filme acompanha estudantes que se tornam alvos de um assassino fantasiado conhecido como Ghostface.
- Rotten Tomatoes:77%
- Metacritic: 66/100
- IMDb: 7,4/10
- Letterboxd: 4.0/5
3º – A Hora do Pesadelo (1984)
- Onde assistir: Max, Oldflix
Sucesso crítico e comercial, “A Hora do Pesadelo” é apontado como um dos melhores filmes de terror do cinema americano. Para atestar sua importância, em 2001, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry (NFR).
O NFR é uma lista mantida pela Biblioteca do Congresso dos EUA. Ela foi criada para preservar filmes considerados culturalmente, historicamente ou esteticamente significativos.
Além disso, este longa é ainda mais reverenciado por apresentar um dos assassinos mais icônicos do slasher: Freddy Krueger (vivido por Robert Englund).
No filme, adolescentes são alvos de Freddy, um assassino que mata através dos sonhos. O longa foi escrito e dirigido pelo especialista dos slashers Wes Craven.
- Rotten Tomatoes: 94%
- Metacritic: 76/100
- IMDb: 7,4/10
- Letterboxd: 3.7/5
2º – O Massacre da Serra Elétrica (1974)
- Onde assistir: Amazon Prime Video, Mubi, Mercado Play (gratuito com anúncios)
Obra-prima do terror, o influente “O Massacre da Serra Elétrica” é reconhecido por originar vários elementos comuns no gênero slasher. A figura do assassino mascarado é o principal exemplo.
Com direção de Tobe Hooper, o filme é uma produção de baixíssimo orçamento. Na trama, jovens que viajam pelo interior do Texas se deparam com uma família de canibais assassinos, incluindo Leatherface e sua motosserra.
- Rotten Tomatoes: 84%
- Metacritic: 91/100
- IMDb: 7,4/10
- Letterboxd: 3.8/5
1º – Halloween – A Noite do Terror (1978)
- Onde assistir: Telecine, Looke, Netmovies (gratuito com anúncios)
Dirigido pelo mestre John Carpenter, “Halloween” é um clássico do terror. O filme ajudou a definir as convenções do slasher como as conhecemos.
Por exemplo, o tropo da “final girl” (a última mulher que enfrenta o assassino e sobrevive) foi popularizado neste filme.
Na trama, o paciente mental Michael Myers escapa do sanatório e retorna à sua cidade natal em pleno Halloween para matar.
Em 2006, “Halloween” foi selecionado para preservação no National Film Registry.
- Rotten Tomatoes: 96%
- Metacritic: 90/100
- IMDb: 7,7/10
- Letterboxd: 3.8/5
O post 10 melhores filmes de terror slasher, segundo a crítica apareceu primeiro em Olhar Digital.