5 coisas que a IA do WhatsApp poderia fazer, mas não faz

A Meta lançou recentemente sua inteligência artificial generativa (IAG) do WhatsApp, que consegue gerar imagens e responder às perguntas do usuário.

A IA, idealizada para competir com o ChatGPT, da OpenAI, não conta com algumas importantes funções presentes em outros chatbots, como receber comando por áudio. Assim como as demais IAs generativas, a Meta AI não é confiável; ela tem problemas em responder questões básicas de matemáticas e confunde comandos.

5 recursos que faltam na IA no WhatsApp

Resumos de conversas longas de forma automática

Você já enfrentou problemas com longas conversas em grupos de WhatsApp que logo se tornam difíceis de acompanhar, o que culmina na perda de um ponto importante?

A IA do WhatsApp poderia fazer um resumo de longas conversas no aplicativo de mensagens de forma automática. A ferramenta destacaria os principais pontos, como as IAs costumam fazer para resumir qualquer texto, e facilitar que os usuários acompanhassem as discussões.

Como usar IA da Meta no WhatsApp
Imagem: i_am_zews / Shutterstock

Apesar de não ter esse recuso, a ferramenta consegue resumir as mensagens recebidas desde que o usuário as envie para o chatbot, informe o contexto e dê o comando.

Receber e responder comandos por voz

Não é possível enviar áudios para a ferramenta com comandos. A Meta AI foi treinada apenas para processar textos escritos. Da mesma forma, a IA não consegue enviar respostar por áudios.

Transcrição de áudio do WhatsApp

Como não recebe áudios, a IA do WhatsApp também não é capaz de transcrevê-los. Esse recurso seria bastante útil para os usuários que não gostam ou não podem ouvir longos áudios enviados por meio do aplicativo.

Ler documentos e imagens

Da mesma forma que os áudios não fazem parte da compreensão da IA do WhatsApp, ficaram de fora documentos e imagens. Isso impede o chatbot de realizar funções bastante úteis como interpretação de gráficos e tabelas. Também não é possível fazer perguntas com base em uma imagem enviada a Meta AI.

Captura de tela mostrando as opções do Meta AI
(Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Por outro lado, a IA consegue gerar imagens a partir de um comando.

Leia mais:

Ajudar a detectar riscos de privacidade e fraude de forma automática

Se o usuário enviar um texto ou link suspeito e perguntar sobre a segurança daquilo, a IA do WhatsApp faz uma avaliação. No entanto, isso não ocorre de forma automática. Assim, a ferramenta não consegue, por exemplo, alertar sobre possíveis riscos de privacidade, fraudes e golpes dos quais o usuário não desconfia.

Vale ressaltar que, mesmo nos casos em que o usuário faz uma pergunta direta ao chatbot sobre segurança, a ferramenta não é um especialista. Para orientações personalizadas e confiáveis, é preciso consultar um profissional.

O post 5 coisas que a IA do WhatsApp poderia fazer, mas não faz apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima