A Kia havia planejado que seus proprietários tivessem acesso aos Superchargers da Tesla a partir de 15 de janeiro, mas o cronograma foi recentemente adiado.
Inicialmente, alguns proprietários conseguiram contornar o sistema e carregar seus veículos, como o Kia EV6, ao simular que estavam usando um Hyundai, já que ambos os modelos compartilham a mesma plataforma E-GMP.
No entanto, o Electrek informa que essa brecha foi fechada, e agora, ao tentar usar um adaptador de terceiros, o sistema do Supercharger exibe uma mensagem de erro e não permite o carregamento.
Veículos compatíveis com o Supercharger chegando
- A Kia e a Hyundai estão em processo de lançar veículos com portas de carregamento no padrão NACS usado no Supercharger, como o Kia EV6 2025.
- O modelo deste ano terá compatibilidade direta com os Superchargers da Tesla, sem a necessidade de adaptadores.
- A Kia também alertou que o uso de adaptadores de terceiros pode impactar a garantia dos veículos, e que um adaptador oficial da marca estará disponível no final do primeiro trimestre de 2025.
Leia mais:
- Lucid entra para lista de montadoras com acesso aos carregadores Tesla
- Tesla está trabalhando em carregador para carros elétricos sem fio
- Stellantis irá adotar padrão de recarga da Tesla
Este episódio não é o único erro envolvendo o acesso aos Superchargers.
Em novembro, a Tesla anunciou o acesso para os veículos da Nissan, mas logo ficou claro que o acesso ainda não estava totalmente disponível.
Embora os ajustes estejam em andamento, a expectativa é de que, quando o EV6 tiver acesso oficial, ele ofereça um desempenho de carga superior, como demonstrado pelo Ioniq 5, que já mostrou capacidade de carregamento mais rápida até que carros da Tesla.
A expectativa é que o Kia EV6 também consiga se destacar quando integrado ao Supercharger, atualmente a maior rede de carregamento de veículos elétricos da América do Norte.
O post Brecha permitia uso do Supercharger em carros da Kia, mas já foi corrigida apareceu primeiro em Olhar Digital.