O Google lançou mais uma ferramenta baseada em inteligência artificial (no momento, experimental). Chamada de “Learn About” (“aprenda sobre”, em tradução livre), a ideia desta é responder curiosidades de maneira didática e multimídia – com textos, imagens, vídeos.
Como costuma acontecer com novidades envolvendo IA, a ferramenta está disponível apenas em inglês e nos Estados Unidos por ora. Se você estiver no Brasil e acessar a plataforma, vai aparecer uma mensagem dizendo que ela não está disponível na sua região. Mas dá para ter uma ideia de como o Learn About funciona.
Nova IA do Google responde curiosidades de forma didática e multimídia
O redator Umar Shakir, do site de tecnologia The Verge, testou a IA didática do Google, que funciona por meio do LearnLM. Em sua matéria sobre a nova ferramenta, ele escreve que o Learn About “dá mais um passo” nas “respostas de chatbot”. Em outras palavras, aprimora a capacidade de uma plataforma de IA de sanar dúvidas de usuários.
Shakir fez um pequeno experimento: lançou a mesma curiosidade (“qual é o tamanho do universo?“) no Gemini e no Learn About – duas plataformas de IA do Google. As ferramentas forneceram respostas parecidas, mas diferentes.
“Ambos responderam que ‘o universo observável’ tem ‘cerca de 93 bilhões de anos-luz de diâmetro’“, escreveu Shakir.
No entanto, enquanto o Gemini optou por mostrar um diagrama fornecido pela Wikipedia sobre o universo e um resumo de dois parágrafos com links para as fontes, o Learn About enfatizou uma imagem do site educacional Physics Forums e adicionou conteúdo relacionado que estava mais focado em aprendizado do que apenas oferecer fatos e definições.
Umar Shakir, redator do The Verge, sobre nova IA do Google
Leia mais:
- Google testa atualização para deixar o Maps mais ‘bonitinho’
- Gemini Ultra, Pro, Flash e Nano: saiba a diferença entre modelos de IA do Google
- Já conhece as extensões do Gemini? Veja como deixar o chatbot do Google mais esperto que o ChatGPT
Shakir também apontou que a resposta do Learn About “criou caixas no estilo de livro didático que fornecem contexto adicional, como ‘por que isso importa’ e outras que ajudam a ‘expandir seu vocabulário’ com definições de palavras“. “Na barra lateral, tópicos adicionais aparecem para continuar explorando [o assunto] usando a ferramenta.“
Aparentemente, vai ser um bom lugar para estudantes e curiosos de plantão que gostam de aprender. A ver quanto tempo vai demorar para o Google disponibilizar a IA didática em português. Até lá, o Gemini quebra um galho.
O post Google testa IA didática para curiosos de plantão apareceu primeiro em Olhar Digital.