Alexa com IA continua “emperrada” e precisa superar obstáculos

noticiamos como a nova Alexa turbinada por IA teve o lançamento adiado e só chega em 2025. Nesta semana, uma análise da Bloomberg expôs as razões pela mudança no cronograma, já que o assistente da Amazon parece estar longe do que a empresa considera ideal em capacidades.

Em 2023, o CEO da Amazon, Andy Jassy, testou um protótipo da nova versão da Alexa, aprimorada com IA, durante uma demonstração. Jassy, fã de esportes, fez perguntas detalhadas sobre futebol e hóquei, mas Alexa ainda apresentou falhas, como inventar placares.

Apesar disso, Jassy ficou empolgado com a progressão do assistente, que se espera esteja pronto para um lançamento beta em 2024, ainda que o lançamento da versão final acabe ficando só para o próximo ano.

Leia mais

alexa
Testes na nova Alexa com IA detectaram falhas da assistente – Imagem: Matthew Nichols1/Shutterstock

Desafios que a Alexa com IA ainda precisa superar

  • Embora a IA da Alexa tenha avançado, com melhorias em conversação e personalização, ainda enfrenta desafios em tarefas simples, como controlar dispositivos.
  • A Alexa, que há uma década revolucionou os dispositivos de assistente de voz, não conseguiu se tornar a fonte de lucro que a Amazon esperava, apesar de sua presença em milhões de lares.
  • Para competir com rivais como o ChatGPT da OpenAI, a Amazon aposta na IA generativa, mas enfrenta dificuldades técnicas e de execução.
  • Embora a empresa continue testando e aprimorando a IA, muitos funcionários acreditam que a Alexa continua longe de atingir seu potencial e de competir com soluções de IA já estabelecidas.

Jassy também busca impulsionar o projeto com parcerias e contratações estratégicas, como a de Panos Panay, ex-Microsoft, para liderar a linha de dispositivos. No entanto, a empresa permanece cautelosa e ainda não fez grandes anúncios desde 2017, optando por segurar a Alexa até que tenha algo mais robusto para lançar.

imagem mostra uma caixinha de som smart, mais especificamente uma echo dot da amazon
A Alexa ainda estaria muito atrás de concorrentes do mercado que usam IA e já conseguem realizar tarefas mais complicadas, como o ChatGPT (Reprodução: Lazar Gugleta/Unsplash)

O post Alexa com IA continua “emperrada” e precisa superar obstáculos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima