A Amazon está prestes a lançar novos chips de inteligência artificial (IA), visando reduzir sua dependência da Nvidia, líder no mercado de processadores de IA, segundo informações do Financial Times.
Executivos da Amazon Web Services (AWS) estão investindo pesadamente em chips personalizados para aumentar a eficiência dos seus data centers e reduzir custos, tanto para a Amazon quanto para seus clientes. O projeto é liderado pela Annapurna Labs, adquirida pela Amazon em 2015, e inclui o chip “Trainium 2”, que será lançado em breve.
Chip da Amazon já vem sendo testado
- O Trainium 2 já está sendo testado por empresas como Anthropic, Databricks e Deutsche Telekom, e a Amazon espera competir diretamente com a Nvidia, oferecendo alternativas mais econômicas.
- O chip Inferentia, por exemplo, já é 40% mais barato em operações de IA, o que pode resultar em grandes economias para grandes empresas.
- A Amazon planeja investir US$ 75 bilhões em 2024, com foco em infraestrutura tecnológica, em uma onda de gastos com IA que também envolve rivais como Microsoft e Google.
Leia mais:
- EUA: Amazon vai dar desconto na gasolina para assinantes Prime
- IA da Amazon vai te ajudar a decidir o que comprar
- Fim do home office: Amazon adota filosofia “os incomodados que se mudem”
A Amazon está criando seus próprios chips para reduzir custos e aumentar o controle sobre sua infraestrutura de IA. Esses chips são projetados para tarefas específicas, em contraste com as unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia, mais genéricas.
No entanto, a Nvidia ainda domina o mercado, com receitas de US$ 26,3 bilhões em chips para data centers de IA. Embora a Amazon evite comparações diretas de desempenho, acredita-se que sua estratégia de diversificação de chips dará aos clientes mais opções, enfraquecendo o monopólio da Nvidia no futuro.
O post Amazon quer ter chip próprio e busca concorrer com a Nvidia apareceu primeiro em Olhar Digital.