A Apple deve ser multada pelos reguladores antitruste da União Europeia, tornando-se a primeira empresa a ser sancionada sob as novas regras do bloco para controlar o poder das grandes empresas de tecnologia. As informações são da Bloomberg.
A acusação, feita em junho, afirma que a Apple violou as normas do Digital Markets Act (DMA), e a multa deve ser aplicada ainda este mês, embora o prazo possa ser alterado.
A multa é parte dos crescentes problemas antitruste enfrentados pela Apple, à medida que a UE busca criar condições mais justas para empresas menores. Ainda não há detalhes sobre o valor a ser pago.
Em março, a Apple já havia sido multada em 1,84 bilhão de euros por dificultar a concorrência no mercado de streaming de música, impondo restrições em sua App Store. Além disso, a Apple está sendo investigada por novas taxas impostas a desenvolvedores de aplicativos.
Leia mais:
- Apple Intelligence está disponível em versão beta pública
- Quais são as principais diferenças entre o iOS 17 e o iOS 18 da Apple?
- Do iPhone 1 ao 15: relembre todos os celulares já lançados pela Apple
DMA visa inibir práticas anticompetitivas
- O DMA estabelece que empresas como a Apple permitam que os usuários escolham navegadores padrão, aceitem lojas de aplicativos alternativas e possibilitem que acessórios de terceiros, como fones de ouvido e canetas inteligentes, acessem recursos do iPad OS.
- A Apple se recusou a comentar sobre o caso, e a Comissão Europeia não respondeu aos pedidos de comentário.
- A empresa também perdeu recentemente uma batalha judicial com a UE, sendo obrigada a pagar 13 bilhões de euros em impostos atrasados para a Irlanda.
Os reguladores estão preparando a penalidade após a empresa não permitir que desenvolvedores direcionassem os usuários para negócios mais baratos fora da App Store.
O post Apple deve ‘estrear’ novas regras da UE com primeira multa do bloco apareceu primeiro em Olhar Digital.