Apple planeja deixar Siri parecida com ChatGPT e Gemini Live

A Apple planeja reformular a Siri, deixando a assistente virtual mais parecida ao ChatGPT, da OpenAI, e Gemini Live, do Google. É o que escreve Mark Gurman, na Bloomberg. A “LLM Siri” (Siri com grande modelo de linguagem) permitiria que os usuários tivessem interações mais naturais e conversacionais com a Siri.

Vale lembrar: a empresa adicionou uma integração do ChatGPT à Siri em outubro, como parte da versão beta do iOS 18.2. A empresa tem vários outros recursos planejados para a Siri – por exemplo: a capacidade da assistente “entender” o que está na tela do celular e executar ações dentro de aplicativos. Esses estão previstos para chegar em 2025.

Apple planeja melhorar capacidade da Siri de lidar com tarefas mais avançadas

Ainda de acordo com a Bloomberg, parte do plano da Apple para incorporar IA no iPhone é melhorar a capacidade da Siri de lidar com tarefas mais avançadas. Para isso, a assistente teria habilidade “expandida” para interagir com aplicativos de terceiros. E usaria Apple Intelligence para resumir e escrever textos.

Embora a Apple possa anunciar esses planos em 2025, a empresa pretende substituir o software subjacente da Siri pelo novo sistema em 2026, segundo a Bloomberg.

Pessoa segurando iPhone 15 Pro com Siri com Apple Intelligence ativada
Nova versão da Siri teria habilidade “expandida” para interagir com aplicativos de terceiros (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Qual a diferença entre essa Siri 3.0 e o ChatGPT? O vice-presidente sênior de software da Apple, Craig Federighi, deu uma ideia durante uma entrevista ao Wall Street Journal, em outubro. Confira abaixo o que ele disse:

As propriedades de algo como o Modo de Voz da OpenAI e a Siri são bem diferentes. Esse modo da OpenAI é ótimo se você quer fazer uma pergunta sobre mecânica quântica e pedir para escrever um poema sobre isso. Mas não vai abrir sua garagem. Não vai ajudar você a enviar uma mensagem de texto. Existem muitas, muitas coisas úteis que a Siri faz por você todos os dias, faz rapidamente e localmente no seu dispositivo. Existe um espectro aqui. Há um trade-off nas capacidades.”

Leia mais:

iOS 18.2 beta 4 é lançado com ChatGPT e recursos do Apple Intelligence

A Apple lançou o iOS 18.2 beta 4, a nova versão de testes do sistema que oferece uma prévia de recursos que chegam em breve ao iPhone, na quinta-feira (21). Entre as funções inclusas, estão (mais) inteligência artificial e integração com o ChatGPT.

Tela inicial do iPhone após ser ligado; aparelho está na mão de uma pessoa
A Apple lançou o iOS 18.2 beta 4, a nova versão de testes do sistema, na quinta-feira (21) (Imagem: Wachiwit/Shutterstock)

Para experimentar o Apple Intelligence em primeira mão, ainda é preciso entrar na lista de espera. E o idioma do dispositivo e da Siri devem ser definidos para inglês. O usuário recebe uma notificação assim que o recurso é liberado para o seu dispositivo.

Confira o que muda na atualização do iOS nesta matéria do Olhar Digital.

O post Apple planeja deixar Siri parecida com ChatGPT e Gemini Live apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima