China lança satélite para monitorar emissões de metano

Nesta segunda-feira (11), a China lançou o foguete comercial Lijian-1 Y5, transportando 15 satélites, incluindo o Xiguang-1 04, o primeiro satélite comercial de monitoramento de metano de alta resolução do país. 

A decolagem ocorreu às 12h03, pelo horário de Pequim (1h03 da manhã, no fuso de Brasília), em uma zona piloto de inovação aeroespacial na região noroeste.

O que você vai saber aqui:

  • A China lançou o foguete Lijian-1 Y5, transportando 15 satélites, entre eles, o Xiguang-1 04;
  • Este é o primeiro satélite comercial de monitoramento de metano de alta resolução da China;
  • O equipamento pode detectar vazamentos de metano e monitorar fontes de carbono, apoiando a neutralidade de carbono;
  • O lançamento representa uma contribuição significativa da China para o monitoramento global das emissões de metano e a luta contra as mudanças climáticas.

Desenvolvido pela Xiopm SPACE, uma empresa vinculada ao Instituto de Óptica e Mecânica de Precisão de Xi’an, o Xiguang-1 04 é equipado com câmeras de metano, clorofila e multiespectral. 

Além de monitorar emissões de metano, o satélite tem diversas outras funções, como identificar fontes de carbono e avaliar a neutralidade de carbono. O metano é um potente gás de efeito estufa, cujas emissões têm um impacto significativo no aquecimento global e nas mudanças climáticas.

Satélite de monitoramento de metano Xiguang-1 04 antes de ser lançado ao espaço. Crédito: Xinhua

Leia mais:

Satélite representa avanço importante da China no monitoramento de metano

De acordo com a agência estatal de notícias da China, Xinhua, o satélite Xiguang-1 04 realizará observações frequentes e de alta precisão, identificando vazamentos de metano de fontes pontuais ao redor do mundo. 

Essa capacidade ajudará a fornecer dados essenciais para o desenvolvimento de um sistema global de monitoramento das emissões desse gás. Com isso, a espaçonave apoia os esforços da China para fortalecer a proteção ecológica e a supervisão das emissões industriais, além de melhorar a detecção de vazamentos de gás. 

Simulação gráfica do satélite Xiguang-1 04 em órbita monitorando o metano da Terra. Crédito: CCTV/Reprodução Redes Sociais

“A missão também contribui para o avanço da China rumo à neutralidade de carbono e reforça sua posição global na luta contra as mudanças climáticas”, diz a nota da agência.

Para Qin Jing, presidente da Xiopm SPACE, o lançamento bem-sucedido do Xiguang-1 04 representa um avanço importante no campo do monitoramento de metano de alta resolução, demonstrando a força da China em tecnologia espacial. 

O lote de satélites lançado também inclui o Xiguang-1 05, que, com suas câmeras hiperespectral e pancromática, será utilizado em diversas áreas, como monitoramento agrícola, exploração mineral e vigilância ambiental. 

A Xiopm SPACE está, ainda, desenvolvendo uma nova geração de satélites para atender à demanda crescente por monitoramento de carbono no mercado global.

O post China lança satélite para monitorar emissões de metano apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima