Chuva volta a ganhar força a partir desta quinta-feira no Brasil

Parte do Brasil está sob alerta de temporais. Segundo a Climatempo (via G1), a chuva deve voltar a ganhar força a partir desta quinta-feira (21). A área de alerta cobre o sul do Amazonas, quase todo o Centro-Oeste, Minas Gerais, interior de São Paulo, Paraná e oeste de Santa Catarina.

No Nordeste, a tendência é de aumento de nebulosidade com pancadas de chuva a partir de domingo (24). No litoral do Sudeste, uma frente fria se forma nesta quinta (continue lendo para entender). Já na região central do país, deve chover mais a partir de sexta-feira (22), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Previsão do tempo: Brasil deve ter frente fria e bastante chuva nos próximos dias

Em relação à previsão para o Nordeste, o aumento de nebulosidade combinado a pancadas de chuva deve ocorrer principalmente no centro-sul da Bahia.

Mulher andando na chuva com guarda-chuva aberto em avenida
Frente fria combinada a cavado deve trazer bastante instabilidade para parte do Sudeste (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

No litoral da região Sudeste, a formação da frente fria está associada a um cavado. Este sistema aumenta a variabilidade dos ventos em altos níveis na atmosfera. Combinados, a frente fria e o cavado devem trazer bastante instabilidade para o clima no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No geral, a previsão do tempo aponta que deve chover bastante no Brasil até a próxima terça-feira (26). A estimativa é que o país registre de 150 a mais de 220 milímetros de precipitação.

Leia mais:

Clima na segunda metade de novembro

Mulher andando na chuva com guarda-chuva aberto
Ainda deve chover bastante no Brasil ao longo das últimas semanas de novembro (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A previsão do tempo para os próximos dias encaixa com estimativas iniciais sobre o clima na segunda metade de novembro publicadas pelo Olhar Digital nesta semana. Acreditava-se que novembro ainda reservava bastante chuva para cair em várias regiões.

Além disso, com tanta chuva e muitas nuvens ao longo do mês, não há previsão de calor extremo nos próximos dias.

Embora possam ocorrer alguns picos de temperatura, como aconteceu no fim de semana passado no Rio Grande do Sul, a umidade e a chuva ajudam a manter as temperaturas mais amenas em boa parte do país. Isso afasta a chance de uma onda de calor.

O post Chuva volta a ganhar força a partir desta quinta-feira no Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima