Clube de futebol critica Elon Musk e abandona o X

O debate sobre o ambiente atual do X (Twitter) segue em alta, com muitos perfis considerando que a rede social de Elon Musk se tornou tóxica e pouco confiável. Nesta quinta-feira (14), foi a vez do St. Pauli, clube de futebol alemão, anunciar que não estará mais na plataforma.

A decisão do clube surge apenas um dia depois do jornal britânico The Guardian dizer que não irá mais públicar conteúdo na rede social, por considerar que o X se tornou uma “plataforma tóxica”.

O St. Pauli, clube do norte da Alemanha que existe desde 1910, é conhecido por sua ideologia, pautada em causas sociais e identitárias, sobretudo o apoio público e contínuo ao movimento LGBTQIA+.

Em uma nota disponível no seu site oficial, o clube não poupou críticas a Elon Musk, quem eles consideram o responsável por tornar a rede social uma “máquina de ódio”.

“Desde que assumiu o Twitter, como a plataforma era conhecida anteriormente, Musk converteu o X em uma máquina de ódio. Racismo e teorias da conspiração podem se espalhar sem controle e até mesmo com curadoria. Insultos e ameaças são raramente sancionados e são vendidos como liberdade de expressão”, diz o comunicado.

Leia mais:

O St. Pauli é historicamente associado ao combate contra preconceitos como racismo e homofobia – Imagem: nitpicker/Shutterstock

St. Pauli enxerga o X como acessório político de Elon Musk

  • O St. Pauli, por ser um clube associado com a ideologia de esquerda, também mostra preocupação em como a plataforma tem sido usada para atender aos interesses políticos da extrema-direita
  • “Musk foi um grande apoiador da campanha de Trump e também usou o X para esse propósito’, diz a nota.
  • O clube presume que, assim como usou o X a seu favor na eleição estadunidense, o bilionário poderá promover “conteúdo autoritário, misantrópico e de extrema-direita durante a próxima campanha eleitoral alemã, manipulando o discurso público”.

O clube ainda pede que os seguidores de sua conta no X migrem ao Bluesky, onde os conteúdos continuarão sendo postados.

“O FC St. Pauli já havia restringido o uso do X e postado cada vez mais declarações políticas em apoio à diversidade e inclusão para se posicionar contra o ódio. Agora, o clube está encerrando sua atividade no X. A conta não será mais usada, mas o conteúdo dos últimos 11 anos permanecerá online em vista de seu valor histórico contemporâneo”, conclui a nota.

À esquerda, rosto de ElonMusk em preto e branco; à direita, logo do X em fundo preto projetado em um smartphone
Elon Musk tem tornado o X uma plataforma que propaga ódio e vai afastando perfis relevantes da rede social (Imagem: Kemarrravv13/Shutterstock)

O post Clube de futebol critica Elon Musk e abandona o X apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima