A ciência já sabe como o vírus da COVID-19 infecta humanos e se replica ao se fixar em células saudáveis do nariz e da garganta. No entanto, a maneira como ele viaja pelo organismo e chega até os nossos pulmões era pouco conhecida até então.
Em um novo estudo, cientistas “flagraram” como a doença chega ao órgão respiratório. As imagens captadas revelam que, quando o vírus entra em contato com uma via aérea, ele se espalha pelo muco, chegando até partes dos pulmões.
A investigação, conduzida pela Northwestern Medicine, foi publicada na Nature Communications.
Vírus da COVID-19 é capturado se espalhando pelo muco
- Para entender como o vírus da COVID-19 se espalha, os pesquisadores captaram imagens ao vivo de células do epitélio brônquico humano expostas ao vírus.
- O epitélio é uma membrana que reveste partes como os brônquios, estruturas do sistema respiratório que lembram as raízes de uma árvore e ligam a traqueia aos pulmões.
- As imagens mostraram que o movimento das secreções mucosas pode espalhar o vírus dentro do trato respiratório.
- Lá, formam-se pequenas partículas no muco, chamadas aerossóis, que podem ser liberadas e infectar outras pessoas, por exemplo, por meio de uma tosse.
- Além disso, o vírus usa o muco para viajar dentro do sistema e chegar à parte inferior dos pulmões. Veja!
Leia mais:
- Covid-19: saiba quais são os sintomas da nova variante XEC
- Combate à Covid-19: 3 dicas para desinfetar as mãos corretamente
- Aprenda a desinfectar seu celular para se proteger do coronavírus
Descoberta pode apoiar estudos em outras áreas
Normalmente, acredita-se que o muco ajuda a proteger o corpo, capturando e removendo vírus e outras partículas. No entanto, a COVID-19 parece se aproveitar da secreção, espalhando-se por ela depois que a infecção ocorre. Ainda não sabemos exatamente como isso acontece.
Mark Becker, primeiro autor do estudo, conta em comunicado da Northwestern Medicine que acredita que essa descoberta pode ser importante para o estudo de outras doenças virais, como o HIV. Além disso, observa que o ambiente no trato respiratório dos pulmões é muito semelhante ao do trato reprodutivo feminino superior, o que pode ser útil em investigações futuras.
O post Como a COVID-19 chega aos nossos pulmões; veja o vídeo apareceu primeiro em Olhar Digital.