Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos mais duas imagens de uma série em que mostraremos astrofotografias produzidas aqui no Brasil, por brasileiros. Confiram:
Cratera de um Nazista
A primeira imagem retrata uma cratera polêmica, a Euclides D. Trata-se de uma pequena cratera de impacto de de cerca de 6 km de diâmetro e morfologia simples, em forma de tigela, com encostas pouco íngremes e fundo do piso interno arredondado. Ela foi nomeada em honra a Euclides de Alexandria, só que, em 1976, a União Astronômica Internacional decidiu renomear essa cratera para “EPPINGER”, em homenagem ao destacado médico austríaco Hans Eppinger Jr, falecido em 1946. Posteriormente, soube-se que Hans Eppinger Jr, havia participado de experimentos médicos nos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e isso levou a IAU a voltar atrás. Desde 2002, a cratera oficialmente voltou a se chamar “Euclides D”.
Leia mais:
- O que existe além do Universo observável?
- Hubble e Webb trabalham juntos para desvendar enigma da expansão do Universo
- Dizem que o Universo vai morrer um dia… mas, há quem defenda que ele é eterno
O Gigante Gasoso
Já a segunda imagem é um fantástico registro do maior planeta do Sistema Solar. Júpiter, com seus quase 780 mil km de diâmetro, tem volume suficiente para caber 1321 Terras em seu interior. As bandas de diferentes cores visíveis em sua atmosfera são formadas por gases de diferentes composições sendo misturados por violentas tempestades que fluem em direções opostas. À esquerda, a feição mais marcante de sua atmosfera, a Grande Mancha Vermelha é, na verdade uma tempestade anticiclônica, com dimensões que variam de 24 a 40 mil km. Essa tempestade ocorre na atmosfera joviana, ao menos desde as primeiras observações de Galileu Galilei, há mais de 400 anos, e deve permanecer por lá por muito tempo ainda.
O post Cratera polêmica e Júpiter nas imagens astronômicas da semana apareceu primeiro em Olhar Digital.