Provavelmente você não lembra de muitos detalhes, mas estudou a tabela periódica na época do colégio. Pois saiba que existe uma versão atualizada dela que revela a origem de cada elemento químico existente no nosso Universo.
Conhecida como tabela periódica cósmica, ela é na verdade quase uma árvore genealógica da síntese química de tudo o que existe. Esse conceito foi desenvolvido e popularizado por vários cientistas ao longo das décadas e leva em conta eventos cósmicos muito mais antigos do que a humanidade.
Cada processo forma um elemento
Logo após o Big Bang, há cerca de 13,8 bilhões de anos, as condições de temperatura e densidade extremas permitiram a formação dos primeiros elementos químicos. Foi aí que surgiram os núcleos de hidrogênio e hélio, os mais simples e abundantes.
Com a criação das estrelas, no entanto, começaram a surgir elementos mais pesados. Dentro dos núcleos estelares, a fusão nuclear, o processo em que os núcleos de átomos leves se combinam para formar núcleos mais pesados, deu origem ao carbono, nitrogênio, oxigênio e outros componentes essenciais para a vida.
Estrelas menores, como o Sol, fundiram hidrogênio em hélio e, em suas fases finais de vida, hélio em carbono e oxigênio. Ao morrerem (e explodirem), elas formaram nebulosas planetárias e liberaram os elementos que criaram em seu interior.
Leia mais
- Descoberta inédita com titânio aproxima cientistas de criar elemento 120 da tabela periódica
- Técnica promete revolucionar a produção de elementos superpesados
- Matéria escura pode ter sua própria tabela periódica
Surgimento do ferro, ouro e urânio
- Já estrelas massivas são capazes de criar elementos ainda mais pesados, como o ferro.
- Elas passam por uma série de fusões sucessivas em suas camadas internas, produzindo elementos progressivamente mais pesados, sendo o ferro o seu limite.
- A morte de uma estrela massiva significa a criação de uma supernova, um dos eventos mais energéticos do Universo.
- Durante essa explosão, as temperaturas e pressões são tão extremas que permitem a formação de elementos mais pesados que o ferro, como o ouro, a prata e o urânio.
- Esses elementos são então dispersos pelo espaço interestelar, enriquecendo as nuvens de gás e poeira que formarão futuras gerações de estrelas e planetas.
O post Esta tabela periódica revela como surgiu cada elemento do Universo apareceu primeiro em Olhar Digital.