Estudantes da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos EUA, quebraram uma série de recordes mundiais com o lançamento de um foguete amador, batizado de Aftershock II, que alcançou altitude e velocidade sem precedentes.
Segundo o artigo que descreve o feito, em 20 de outubro, o foguete de quatro metros de altura e 150 kg subiu a 143.300 metros, ultrapassando em 27.400 metros o recorde anterior, estabelecido há 20 anos pelo modelo chinês GoFast.
Logo após a decolagem, o equipamento quebrou a barreira do som e, em 19 segundos, atingiu a velocidade máxima de 5.800 km/h (Mach 5,5), batendo também o recorde amador de velocidade. O foguete alcançou o pico de altitude 92 segundos após o lançamento, quando seu cone de nariz se desprendeu e ativou um paraquedas para garantir a reentrada segura na atmosfera.
Leia mais:
- Estudantes brasileiros vencem maior torneio de robótica do mundo
- Estudantes criam máquina robótica para destruir insetos invasores
- Brasil fica em 2º lugar em mundial de foguetes universitários
Foguete amador recordista tem sistema de recuperação eletrônica
A equipe que projetou o foguete também alcançou novos marcos em termos de inovação tecnológica, utilizando o motor de propelente sólido mais potente já acionado por estudantes e um motor de caixa composta mais poderoso feito por amadores.
Por atingir velocidades hipersônicas, o foguete foi revestido com uma tinta resistente ao calor e equipado com aletas de titânio, substituindo as de carbono usadas em modelos anteriores. As aletas mudaram de cor devido ao processo de anodização, em que o metal reage com o oxigênio atmosférico, formando uma camada de óxido de titânio.
Os estudantes também implementaram um novo sistema de rastreamento e recuperação, o Módulo de Alta Altitude para Detecção, Telemetria e Recuperação Eletrônica (HASMTER), que monitorou o voo e acionou a recuperação do foguete.
Este feito representa mais um avanço para o Laboratório de Propulsão de Foguetes (RPL) da USC, que já havia feito história em 2019 ao ser a primeira equipe estudantil a lançar um foguete além da linha de Kármán, considerada a fronteira do espaço.
O post Foguete construído por estudantes bate recordes de distância e velocidade apareceu primeiro em Olhar Digital.