Ford anuncia demissões e corte na produção de carros elétricos

A Ford confirmou nesta quarta-feira (20) o corte de 4 mil empregos em seus negócios na Europa e a redução nas estimativas de produção de seus próximos veículos elétricos: o Explorer e o Capri . Os cortes planejados equivalem a 14% das operações europeias da montadora.

Os mais afetados serão funcionários na Alemanha e Reino Unido, com “reduções mínimas” em outros mercados europeus, anunciou a empresa.

Ford Explorer
Novo Ford Explorer sofrerá cortes na produção. (Imagem: Divulgação/Ford)

Os EVs Explorer e Capri são montados na fábrica da Ford em Colônia, Alemanha, o centro dos esforços da montadora para se tornar totalmente elétrica no continente até 2030. Mas esse plano encontrou obstáculos, forçando a empresa a recuar enquanto explora novas opções.

O CFO da Ford, John Lawler, disse em comunicado que falta na Europa e na Alemanha “uma agenda política clara para promover a mobilidade elétrica, como investimentos públicos em infraestrutura de carregamento” e mais incentivos fiscais para consumidores mudarem para veículos eletrificados.

Ford Mustang Mach-E
A Ford reduziu sua força de trabalho em 35% nos últimos cinco anos, incluindo 3.800 empregos cortados em 2023.. (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Leia Mais:

Mercado de carros elétricos em queda na Europa

A notícia chega num momento em que os veículos elétricos enfrentam obstáculos econômicos, forçando muitas montadoras a repensar suas estratégias no Velho Continente. Também acontece em um momento difícil para a Ford.

  • O mercado de EV enfrenta dificuldades na Europa;
  • As vendas de novos EVs na Alemanha, por exemplo, caíram quase 37% em julho de 2024 em relação ao mesmo mês do ano passado;
  • O governo alemão encerrou recentemente seu programa de subsídios para EVs, que havia fornecido até € 6.000 para a compra de novos carros elétricos e híbridos plug-in;
  • Enquanto isso, a participação da Ford no mercado europeu de automóveis de passeio caiu para apenas 3,3% nos primeiros nove meses — de 4,1% no mesmo período do ano passado, segundo a Bloomberg;
  • A empresa também pausou recentemente a produção da picape elétrica F-150 Lightning até depois do ano novo em resposta à demanda abaixo do esperado.
  • O aumento da concorrência das montadoras chinesas também alimentou as reduções da Ford;
  • Os reguladores europeus até aumentaram as tarifas sobre as importações chinesas para tentar conter o fluxo de carros elétricos mais baratos para o continente.

O post Ford anuncia demissões e corte na produção de carros elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima