Uma caverna neandertal no norte da Espanha revelou um segredo: hominídeos extintos podem ter desenvolvido uma paixão que mantemos até hoje: acumular coisas. Pesquisadores ainda não têm uma “hipótese válida” para explicar os 15 fósseis marinhos encontrados por lá — provavelmente reunidos por crianças neandertais.
A prática de colecionar pode até parecer um comportamento básico, mas indica cognição avançada, uma vez que requer que os itens tenham algum significado simbólico (como acontece com figurinhas, por exemplo).
Neandertais também tinham imaginações complexas
- Evidências indicam que os neandertais tinham imaginações surpreendentemente complexas;
- Os autores do estudo apontam que as espécies antigas produziam arte, cuidavam de idosos e deficientes e podem até ter desenvolvido práticas religiosas;
- Os 15 fósseis recuperados da Caverna Prado Vargas representam um tesouro único e sem precedentes;
- Eles são datados entre 39.800 e 54.600 anos atrás e vem de um tempo e lugar sem presença conhecida de Homo sapiens;
- O que sugere que as atividades de coleta e pensamento abstrato estavam presentes nos neandertais antes da chegada dos humanos modernos.
“Esses fósseis podem ser entendidos como evidência de um interesse artístico ou curiosidade pelas formas da natureza”, escrevem os autores do estudo. “Talvez, como fazemos hoje, as pessoas que os coletavam tivessem prazer no ato de procurá-los ou encontrá-los e guardá-los”.
No entanto, eles também admitem que “o debate está aberto” sobre quem os coletou e por quê. Apesar de não terem uma resposta para essa questão, os autores especulam que “eles podem ter sido coletados por crianças”.
Observando que as crianças humanas modernas costumam ser apaixonadas por colecionar adesivos, e itens curiosos como tampinhas de garrafa, os pesquisadores destacam que “a coleção de objetos é característica da infância”. Restos mortais de crianças neandertais também foram encontrados em Prado Vargas, apoiando a hipótese.
Leia também:
- Quantas espécies humanas já passaram pela Terra?
- 5 interessantes descobertas sobre o passado dos hominídeos reveladas pelo DNA
- Como a Teoria da Savana explica o comportamento humano?
“Pode ser que os membros mais jovens do grupo, fascinados por essas formas, tenham sido os que iniciaram a coleção”, acrescentam os pesquisadores. Outra hipótese é que “os grupos neandertais que habitavam a caverna coletavam fósseis para estudá-los”, o que também ainda não foi comprovado.
O estudo foi publicado na revista Quaternary.
O post Neandertais tinham uma paixão comum com os humanos modernos apareceu primeiro em Olhar Digital.