A Archer Aviation, líder em voos elétricos com sede na Califórnia, firmou um acordo de US$ 500 milhões com a Soracle, uma joint venture entre a Japan Airlines e a Sumitomo Corporation, para fornecer 100 de suas aeronaves elétricas Midnight para o Japão. As informações são do The Verge.
Essas aeronaves, que combinam características de drones e helicópteros, serão usadas em cidades com tráfego intenso ou barreiras geográficas, oferecendo uma solução de transporte aéreo urbano.
A Midnight é uma aeronave elétrica com capacidade para quatro passageiros e um piloto, com alcance de até 160 km e velocidade de até 241 km/h.
Ela pode decolar e pousar verticalmente, como um helicóptero, e voar horizontalmente como um avião. A Archer precisa atingir marcos técnicos antes de que os pagamentos de pré-entrega sejam aprovados pela Soracle.
Leia mais:
- VTOL e eVTOL: o que são e como funcionam?
- eVTOL: Embraer quer transportar 12,7 milhões de passageiros em 2035
- O que é preciso para ter um drone?
A Archer vem buscando expandir as suas operações
- A Archer está trabalhando com o Japanese Civil Aviation Bureau (JCAB) para obter as permissões necessárias para operar no Japão.
- Recentemente, a companhia recebeu uma certificação da FAA para voos nos EUA.
- A empresa também tem um pedido de US$ 1 bilhão da United Airlines e está em parceria com a Stellantis para a produção em massa de sua aeronave eVTOL.
As aeronaves eVTOL, que são uma alternativa silenciosa e mais limpa aos helicópteros convencionais, estão atraindo o interesse de várias empresas, como Joby Aviation e Volocopter, que também buscam lançar serviços de táxi aéreo. Contudo, algumas empresas, como a Lilium, enfrentam dificuldades financeiras e podem encerrar suas operações.
O post O futuro do táxi aéreo parece cada vez mais próximo apareceu primeiro em Olhar Digital.