Recentemente, foi divulgado na mídia que o “politraumatismo” foi uma das causas da morte do cantor Liam Payne, que caiu da varanda do hotel onde estava hospedado na Argentina. Mas que tipo de traumatismo é esse, como ele ocorre e quais são as consequências no corpo humano?
Para responder a essa dúvida, trouxemos várias informações que visam detalhar o conceito de politraumatismo e como essa condição médica pode ser fatal em algumas pessoas.
O que é o politraumatismo e por que ele ocorre?
Politraumatismo é uma palavra do jargão médico que designa a presença de inúmeras lesões no corpo humano, causadas por um estímulo externo, e que se abrange por tecidos, ossos e muito mais. É o que acontece com o corpo após a queda de uma altura elevada, em um acidente de carro, na queda de um avião, explosões, choques elétricos, queimaduras ou em qualquer outro contexto onde o corpo humano seja submetido a variáveis como força, velocidade e pressão tremendas que geram múltiplos danos significativos em diferentes partes do corpo.
Para título de comparação, uma pessoa que cai de uma altura muito alta pode lesionar o crânio, abdômen, tórax, coluna e pernas — tudo ao mesmo tempo, então, pela grande quantidade de lesões que o corpo sofre, esse dano é intitulado de politraumatismo. Para além dos ossos, os tecidos também podem romper de alguma forma, como quando os órgãos internos são esmagados durante a queda violenta de um avião.
Com a ocorrência do politraumatismo nos ossos e tecidos, outras consequências são desencadeadas, como hemorragias internas, parada cardíaca, insuficiência respiratória, e a destruição total ou parcial — ou permanente ou temporária — de algumas partes da cognição (como visão, audição, memória, capacidades comunicativas, etc.).
Leia mais:
- Como conseguir insulina pelo SUS?
- Por que o termômetro de mercúrio foi proibido e quais são os riscos de usá-lo?
- Como médicos e hospitais usam a Inteligência Artificial em diagnósticos e tratamentos de doenças
O politraumatismo é sempre fatal?
Devido as inúmeras consequências do politraumatismo, esta condição médica é quase sempre fatal. Isso porque, muitas vezes, o corpo está tão deteriorado que não há como estabilizar o paciente até que seja transportado ao hospital: algumas pessoas morrem na própria cena do acidente, como ocorreu com o músico britânico Liam Payne, que caiu da varanda de um hotel na Argentina e morreu.
Contudo, já houve pessoas que sofreram algum tipo de politraumatismo e conseguiram sobreviver. Seja porque os socorristas chegaram rápido e o médicos do hospital puderem estabilizar o paciente, ou porque os danos mais graves ocorreram em áreas que não colocavam a vida em risco imediato.
O que diferenciará as chances de alguém sobreviver ao politraumatismo é a gravidade, extensão e localização das lesões; a rapidez e qualidade de atendimento dos profissionais de saúde; e até mesmo questões como a saúde prévia do paciente antes do acidente acontecer.
O post O que é o politraumatismo e por que ele ocorre? apareceu primeiro em Olhar Digital.