O que é um plug inteligente e por que você deveria ter um?

As palavras “casa inteligente” já caíram no conhecimento público há muito tempo e representam um avanço incansável da tecnologia: a possibilidade de controlar eletrodomésticos e eletroeletrônicos à distância. Mas como nem todo mundo possui recursos financeiros para adquirir os aparelhos mais modernos, uma boa opção para começar a se familiarizar com esse contexto é o uso dos ‘plugs inteligentes‘.

Esse dispositivo, também conhecido como ‘tomada inteligente’, possui funcionamento mais simplista, mas pode ser uma ótima aquisição para quem deseja automatizar alguns comandos dentro de casa. A seguir, confira mais informações sobre o que é o plug inteligente e o que ele pode fazer.

O que é um plug inteligente e como eles funcionam?

Os plugs inteligentes são acessórios eletrônicos que permitem o ligar e desligar de outros aparelhos. Basicamente, é quase como se ele fosse uma tomada mágica: você o encaixa em uma central de energia, emparelha o dispositivo com seu respectivo aplicativo no seu celular, conecta um aparelho na entrada do plug, e então já pode controlá-lo à distância.

casa inteligente
Smartphone controla a automação de uma casa inteligente (Imagem: ImageFlow/Shutterstock)

O plug possui uma ou mais entradas de conexão em seu design, então, quando você conectar um eletrodoméstico ou eletroeletrônico nessa porta de conexão dele, o dispositivo conectado poderá ser acionado por você via aplicativo.

Por exemplo: digamos que você tem uma cafeteira que começa a funcionar assim que é ligada na tomada. Se ela estiver conectada a um plug inteligente, só será ativada quando você der o comando no aplicativo, pois embora o plug fique ligado na tomada, ele controla a saída de energia. Em outras palavras, o plug inteligente serve como um interruptor: se você dá o comando de ligar, ele permite a passagem de energia da tomada até o aparelho conectado no plug, e esse aparelho começa a funcionar.

Para quem não tem uma cafeteira smart, essa pode ser uma ótima chance para tentar automatizar o processo de fazer café, tendo em vista que o funcionamento do plug é feito pelo aplicativo móvel, o qual permite a criação de rotinas e horários para o dispositivo inteligente funcionar.

Leia mais:

Por que você deveria ter um plug inteligente?

Para quem deseja uma casa inteligente, mas não tem dispositivos smart, o plug pode ser uma ‘saída mais fácil’ para conquistar um resultado similar. Dessa forma, você consegue atribuir certo nível de automação a eletrodomésticos e eletroeletrônicos que não são inteligentes.

Tomada inteligente Smart Plug Slim i2Go
Tomada (ou plug) inteligente Smart Plug Slim i2Go (Reprodução: Amazon)

Há outras vantagens também, como a compatibilidade dos plugs inteligentes com assistentes virtuais como Alexa e Siri. Dessa forma, em vez de utilizar o celular para dar os comandos, você pode utilizar a sua voz para acionar as IAs e estas controlarão o plug à distância.

Dentre os dispositivos mais comuns a serem conectados aos plugs, estão lâmpadas, cafeteiras, ventiladores, torradeiras e muito mais. Porém, há duas coisas importantes para você considerar antes de conectar um aparelho ao plug inteligente: botões power permanentes e alta voltagem.

No primeiro caso, vale ressaltar que o plug não vai funcionar se o botão de ligar do aparelho conectado a ele não tiver uma opção de travamento. Por exemplo, quando você gira o interruptor do seu ventilador, ele fica travado em uma velocidade específica. Dessa forma, para conectá-lo a um plug inteligente, você deveria deixar o botão power do ventilador ligado e já com uma velocidade selecionada, e só então conectar a tomada dele ao plug: assim, quando você desse o comando e a energia fluísse até o ventilador, ele iria ligar automaticamente.

Já no segundo caso, informamos que os plugs inteligentes não foram feitos para aguentar alta tensão. Então, não é indicado conectar máquinas de lavar, secadoras e demais dispositivos muito grandes e que lidam com muita energia de uma vez.

O post O que é um plug inteligente e por que você deveria ter um? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima