O Rio como você nunca viu: Google traz imagens inéditas; veja

Uma rara coleção de fotos e vídeos com as transformações de uma das cidades mais efervescentes do mundo ficou mais acessível ao público. O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro abriu seu conteúdo para o mundo por meio de uma parceria com o Google Arts & Culture.

Com auxílio do Laboratório de Preservação Audiovisual Universitário da UFF, a iniciativa digitalizou 124 gravações — mais de 2.000 metros de filme — mostrando a construção de marcos icônicos, a vida cotidiana e eventos históricos do Rio entre as décadas de 1920 e 1940. 

(Imagem: Google Arts & Culture/Divulgação)

Leia Mais:

(Imagem: Google Arts & Culture/Divulgação)

Preservando a história

Os materiais fazem parte da coleção Paschoal Nardone e foram filmados com a câmera comercial Pathé-Baby, da empresa francesa Pathé-Frères. Segundo o Google, os filmes estão atualmente ameaçados pela “síndrome do vinagre”, uma reação química que pode danificar o produto.

Antes da digitalização, os rolos de 9,5 mm passaram por higienização e reparo manuais. Todo o processo de digitalização foi concluído em poucas semanas.

Os vídeos trazem cenas da vida cotidiana dos moradores da cidade maravilhosa: casamentos, banhistas em Copacabana, um homem fumando no terraço, obras no Largo do Carioca, a construção do Cristo Redentor, celebrações do Carnaval e procissões.

Essa é mais uma iniciativa que busca preservar memórias no Rio. O incêndio que destruiu quase a totalidade do acervo do Museu Nacional em 2018 também motivou o Google Arts & Culture a digitalizar parte dos arquivos da instituição.

Atualmente, é possível usar o Street View para navegar pelos majestosos espaços do museu e ver preciosidades como o mais antigo esqueleto humano das Américas, o meteorito Bendegó, e uma coleção incomparável de cerâmicas brasileiras antigas.

O post O Rio como você nunca viu: Google traz imagens inéditas; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima