A OpenAI apresentou um projeto ambicioso para a infraestrutura de inteligência artificial (IA) nos EUA, com foco na criação de zonas econômicas específicas para IA, parcerias com governos estaduais e federais, e o aproveitamento da experiência da Marinha dos EUA com energia nuclear. As informações são da CNBC.
Conforme o documento, a empresa propõe a construção de uma nova rede de infraestrutura, incluindo parques de energia renovável, reatores nucleares e fábricas de chips, visando impulsionar o crescimento econômico e criar dezenas de milhares de empregos.
O projeto também inclui uma visão para uma aliança de IA entre os países ocidentais, visando competir com as iniciativas da China.
Além disso, a OpenAI defende um “National Transmission Highway Act” para expandir a energia e a conectividade de fibra no país, além de permitir a construção de gasodutos para atender à crescente demanda de energia gerada pela IA.
Leia mais:
- Aprenda a usar o ChatGPT: 10 dicas valiosas para criar perguntas precisas
- OpenAI: empresa do ChatGPT discute ter fins lucrativos — e há consequências
- 5 dicas para usar o ChatGPT de maneira mais eficiente
A empresa sugere que o governo possa incentivar investidores privados a financiar projetos de infraestrutura de energia de alto custo, reduzindo riscos por meio de compromissos de compra de energia.
OpenAI quer estar preparada para concorrência da China
- A OpenAI também mencionou a necessidade de se inspirar na experiência da Marinha dos EUA na construção de pequenos reatores modulares (SMRs) para a energia nuclear, apontando a China como exemplo, já que o país construiu em uma década o que os EUA levaram 40 anos para construir.
- Chris Lehane, chefe de política global da OpenAI, sugeriu que o Centro-Oeste e o Sudoeste dos EUA são regiões-chave para a expansão da infraestrutura de IA, com potencial para abrigar parques eólicos, instalações solares e data centers que apoiem modelos de IA voltados para setores específicos, como a agricultura.
- Ele destacou que, até 2030, os EUA precisarão de 50 gigawatts de energia para sustentar a indústria de IA e enfrentar a concorrência da China, que tem acelerado seus investimentos em energia nuclear.
Esse projeto reflete a visão da OpenAI de tornar a IA uma tecnologia fundamental para a economia, semelhante à eletricidade, com benefícios e acesso distribuídos amplamente.
O post OpenAI apresenta plano para IA nos EUA com foco em energia nuclear apareceu primeiro em Olhar Digital.