Não é nenhuma novidade que o Google Maps está repleto de mistérios e imagens bem intrigantes. Recentemente, enquanto usava a plataforma para navegar pelo sul da Austrália, um homem se deparou com uma estranha “cicatriz” marcada no solo. O caso, felizmente, já ganhou uma solução.
Entenda:
- Uma misteriosa “cicatriz” foi encontrada no interior da Austrália por um homem que navegava pelo Google Maps;
- Recentemente, pesquisadores desvendaram a origem por trás da marca: um poderoso tornado que passou despercebido;
- A “cicatriz” de 11 quilômetros de comprimento e cerca de 160 a 250 metros de largura foi deixada por um tornado de categoria categoria F2 ou F3;
- Fenômenos no tipo não são comuns na área, e pesquisadores alertam sobre a importância das imagens de satélite para identificar e prever outros tornados.
No início do ano, como reportado pelo pesquisador Matej Lipar via The Conversation, um espeleólogo – profissional que se dedica ao estudo de cavernas – se deparou com a “cicatriz” enquanto analisava as formações no interior do sul da Austrália pelo Google Maps. E a marca teria um tamanho impressionante: 11 quilômetros de comprimento com cerca de 160 a 250 metros de largura.
Leia mais:
- Tornados: o que o filme “Twisters” tem de verdadeiro?
- Cidade da Índia sofre com verdadeiro “tornado de mosquitos”; veja
- Qual a diferença entre tornado, ciclone e furacão?
“Cicatriz” do Google Maps era rastro de tornado na Austrália
Diante do caso, Lipar e seus colegas da Universidade Curtin começaram a investigar a misteriosa “cicatriz”. Como divulgado em um artigo do Journal of Southern Hemisphere Earth Systems Science, a equipe descobriu que a marca foi causada por nada menos que um tornado – que até então havia passado despercebido pela Austrália.
“A cicatriz […] tem padrões impressionantes chamados de “marcas cicloidais”, formadas por vórtices de sucção de tornado. Isso sugere que o tornado não era uma tempestade comum, mas sim uma forte categoria F2 ou F3, girando com ventos destrutivos de mais de 200 quilômetros por hora”, escreve Lipar no texto.
O pesquisador ainda diz que o fenômeno durou, provavelmente, de 7 a 13 minutos e se moveu no sentido horário, de oeste para leste. “Diferentemente de tornados que atingiram áreas povoadas, este não danificou casas ou cidades. Mas deixou sua marca, mesmo assim, erodindo solo e vegetação e remodelando a superfície da Terra.”
Lipar destaca que casos de tornados na região não são comuns, e é importante contar com imagens de satélite para identificar e prever outros fenômenos dessa magnitude.
O post Origem de misteriosa ‘cicatriz’ da Austrália no Google Maps é revelada apareceu primeiro em Olhar Digital.