Por segurança, Roblox quer proibir DMs para menores de 13 anos

O Roblox é um fenômeno entre as crianças. De acordo com Matt Kaufman, diretor de segurança da marca, 88 milhões de pessoas acessam a plataforma diariamente. Desse total, quase 60% são menores de 16 anos.

Esse tipo de público demanda cuidado maior, principalmente em relação a conteúdo. Não sei vocês, mas já me assustei muito com algumas mensagens que recebi durante algumas partidas de FIFA (agora EA FC) online.

E o pior não são os xingamentos. Em se tratando de crianças e pré-adolescentes, o principal risco são as pessoas mal-intencionadas que podem assediar seu filho de alguma maneira. E é justamente nesse ponto que a Roblox vem sofrendo críticas.

A Bloomberg soltou recentemente uma reportagem falando sobre a presença de pedófilos entre os usuários. De acordo com a matéria, a preocupação com esse ambiente levou países, como a Turquia, a bloquearem o acesso ao jogo em agosto.

Diante disso, a Roblox decidiu implementar algumas mudanças nas regras e no controle parental. As medidas ficaram ainda mais severas nos últimos dias.

Menores de 13 anos não poderão mais enviar mensagens (Imagem: Reprodução/Roblox)

O que muda a partir de agora?

  • Conforme a BBC, a Roblox anunciou que vai proibir menores de 13 anos de enviar mensagens diretas (DMs) a outras pessoas na plataforma de jogos online;
  • A função só será liberada após autorização dos pais;
  • Os pais, aliás, também poderão visualizar e gerenciar a conta de seus filhos, incluindo ver sua lista de amigos online e definir limites diários para seu tempo de jogo;
  • É claro que as crianças podem tentar burlar o sistema, colocando idade fictícia no perfil;
  • Por isso, é importante que os pais se certifiquem das informações – e façam acompanhamento frequente;
  • A Roblox também anunciou que planeja simplificar as descrições de conteúdo na plataforma;
  • Saem as recomendações por idade e entram “rótulos de conteúdo”, que vão descrever a natureza do jogo;
  • Por padrão, usuários da Roblox com menos de nove anos só poderão acessar experiências “mínimas” ou “suaves”;
  • Já os jogos “restritos” serão autorizados apenas para maiores de 18 anos – ou os pais podem liberar o acesso antes;
  • As novas regras entraram em vigor na última segunda-feira (18) e devem estar totalmente implementadas até o final de março de 2025.

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Outra polêmica da Roblox (dessa vez no Brasil)

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT/SP) abriu inquérito civil para investigar denúncias de trabalho infantil na Roblox.

Para quem não conhece, a plataforma é uma espécie de playground de jogos. Você tem um catálogo de games e você pode jogá-los de forma gratuita. Agora, se quiser comprar algum conteúdo especial, aí é preciso gastar umas “Robux” (moeda da plataforma).

A questão é que a maioria desses games foi desenvolvida pelos próprios usuários. Então, além de poder jogar, você também pode criar suas próprias experiências para que outras pessoas joguem nela.

Casa do BBB 20 foi recriada no 'Roblox'; jogadores atuam como brothers e sisters. Imagem: Reprodução/Roblox
Um dos maiores sucessos da Roblox nos últimos anos foi um game que simulava a casa do Big Brother Brasil (BBB) (Imagem: Reprodução/Roblox)

E, se seu game der certo, você pode receber algumas “Robux” por isso. É claro que a plataforma fica com a maior parte do lucro, mas o desenvolvedor fica com pequena parcela. Para você ter ideia, com 30 mil “Robux”, os usuários podem sacar o equivalente a US$ 105 (quase R$ 600).

O problema número um é que é muito difícil conseguir fazer seu jogo virar um sucesso. E muita gente se ilude com isso. O problema número dois (ainda mais grave) é que a Roblox não proíbe menores de criarem seus próprios jogos, o que, de acordo com o MPT/SP, pode configurar trabalho infantil.

O Reino Unido abriu investigação parecida. Em manifestação enviada ao órgão em julho de 2023, a Roblox negou a existência de relação de trabalho com os usuários.

A nota afirmava que seu sistema “nada mais é do que uma plataforma de jogos que permite que os usuários joguem uma grande variedade de jogos, criem seus jogos e itens de personalização do avatar e conversem com outras pessoas online”. O caso continua sob apuração.

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