A Microsoft revelou o Interpreter para o Teams nesta terça-feira (19), durante o evento Microsoft Ignite 2024. Por meio do recurso – que usa inteligência artificial e está disponível para assinantes do Microsoft 365 – usuários vão “clonar” suas vozes para conversar com pessoas em diferentes idiomas durante reuniões.
A partir do início de 2025, os usuários assinantes poderão usar o Interpreter para simular suas vozes em até nove idiomas: inglês, português, mandarim, coreano, japonês, espanhol, francês, alemão e italiano.
“Este agente [do Copilot] no Teams ajuda os usuários a superarem barreiras linguísticas ao habilitar a interpretação de fala para fala em tempo real em reuniões“, descreve a Microsoft num post em seu blog. E a empresa vai além: “Disponível em pré-visualização pública no início de 2025, os participantes da reunião também terão a opção de fazer com que o agente simule sua voz pessoal.“
IA que ‘clona’ voz no Teams não armazena dados biométricos nem distorce conteúdo, diz Microsoft
A Microsoft forneceu poucos detalhes concretos sobre o recurso. Mas informou que a ferramenta não armazena dados biométricos nem adiciona “emoções” além do que está “naturalmente presente” na voz. E pode ser desativada nas configurações do Teams.
O Interpreter foi projetado para replicar a mensagem do locutor de forma o mais fiel possível, sem adicionar suposições ou informações extras. A simulação de voz só pode ser ativada quando os usuários fornecem consentimento por meio de uma notificação durante a reunião ou habilitando ‘Consentimento de simulação de voz’ nas configurações.
Porta-voz da Microsoft ao TechCrunch
Apesar do Interpreter no Teams ser uma aplicação relativamente limitada, isso não significa estar imune a usos mal-intencionados, ressalta o site de tecnologia. “Pode-se imaginar um ator mal-intencionado alimentando o Interpreter com uma gravação enganosa — por exemplo, alguém pedindo informações bancárias — para obter uma tradução no idioma de sua vítima.”
Leia mais:
- Mais recursos de IA chegam para assinantes do Microsoft 365
- Como criar figurinhas com IA da Microsoft
- Dá para desligar a IA? Descubra se é possível desativar serviços do Google, Meta, Microsoft e Apple
Microsoft usa IA para criar réplica interativa da Basílica de São Pedro
Já imaginou visitar a Basílica de São Pedro sem precisar viajar até lá? Uma parceria entre a Microsoft e o Vaticano vai possibilitar que isso se torne realidade.
Anunciado na segunda-feira (11), o projeto fornece uma réplica interativa do espaço, que pode ser acessada pelo celular ou computador numa experiência imersiva.
O trabalho foi possível graças ao uso de inteligência artificial. A tecnologia permite não só a visitação do local, mas uma quantidade impressionante de detalhes que talvez nem quem esteja fisicamente no local perceba.
Saiba mais sobre o projeto da Microsoft em parceria com o Vaticano nesta matéria do Olhar Digital.
O post Teams: vai dar para ‘clonar’ voz com IA para conversar em outras línguas apareceu primeiro em Olhar Digital.