A reta final do mês de novembro será marcada pela elevação das temperaturas em grande parte do país. Além disso, estão previstas ocorrências de diversas pancadas de chuva, algo típico para esta época do ano.
Segundo a meteorologia, a chuva ficará mais concentrada sobre o centro e norte do Brasil, com a região Nordeste enfrentando temporais. Já no Sul, o ar seco predomina, enquanto uma nova frente fria avança em alto mar.
Chuva deve perder força a partir de quarta
- De acordo com a Climatempo, nesta segunda-feira (25), os temporais devem ficar mais concentrados sobre parte da Região Nordeste.
- Há alertas para grandes volumes de chuva no noroeste e oeste da Bahia, em cidades do oeste e do sertão do Pernambuco e entre o litoral norte da Bahia e o estado de Alagoas.
- A chuva só vai começar a perder força a partir de quarta-feira (27).
- Apesar disso, grande parte do interior brasileiro vai seguir com condição para fortes pancadas de chuva durante o restante da semana.
- A previsão indica tempo abafado desde Goiás até o sul do Amazonas com risco de temporais isolados, raios e ventos fortes.
- No norte do Mato Grosso, sul da Amazônia e do Pará, Rondônia e Acre há potencial para temporais.
- Chove com moderada a forte intensidade em Goiás, no Distrito Federal e no estado do Tocantins.
- Estas regiões terão ainda algumas aberturas de Sol, mantendo a condição de tempo abafado.
Leia mais
- Natureza reduz temperatura nas cidades em até 5 °C; entenda
- Previsão do tempo está passando por uma transição revolucionária; entenda
- Vai chover? Entenda por que cada app mostra uma previsão do tempo diferente
Frente fria no Sul e amplitude térmica no Sudeste
Enquanto isso, o avanço de uma nova frente fria em alto mar na altura do Rio Grande do Sul, combinado com a circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, vai estimular um pouco mais de umidade sobre áreas da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, neste começo de semana.
A previsão indica Sol de manhã e pancadas podendo acontecer entre fim da manhã e início da tarde. Ainda há risco para temporais em Uruguaiana, Bagé, Pelotas, assim como Porto Alegre.
Santa Catarina e Paraná também têm possibilidade de chuva isolada, mas apenas no litoral. O ar seco deve se manter predominante no norte paranaense, com máximas acima de 30 °C.
Já no Sudeste a semana começa com pouca chuva e destaque para o retorno do calor durante as tardes. O amanhecer será gelado em São Paulo, bem como em cidades de Serra do sul de Minas Gerais, regiões do Vale do Ribeira, Paraíba e da Mantiqueira.
No Rio de Janeiro, as temperaturas sobem e não chove. Podem ocorrer pancadas mais isoladas no norte do estado e regiões de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais. Belo Horizonte começa a semana com tempo firme e com temperaturas ainda amenas, enquanto em Vitória pode chover de forma mais rápida entre tarde e noite.
O post Temperatura vai subir essa semana – veja onde apareceu primeiro em Olhar Digital.