The Guardian “rompe” com o X e não publicará mais nada por lá

O influente jornal The Guardian anunciou que deixará de publicar conteúdos no X, o antigo Twitter, que atualmente é comandada por Elon Musk.

A decisão foi revelada nesta quarta-feira (13) em uma publicação no site do jornal, onde a equipe editorial afirmou que “os benefícios de estar na plataforma anteriormente chamada Twitter” foram superados pelos “aspectos negativos”.

Entre as críticas, a publicação destacou o “conteúdo frequentemente perturbador” presente na plataforma e como a eleição presidencial dos EUA de 2024 foi tratada, especialmente após a vitória de Donald Trump, o que consolidou a decisão de se afastar do X.

Leia mais:

À esquerda, rosto de ElonMusk em preto e branco; à direita, logo do X em fundo preto projetado em um smartphone
Jornal alega que o conteúdo atual da rede social se tornou pertubador, e Elon Musk é um dos responsáveis (Imagem: Kemarrravv13/Shutterstock)

O The Guardian expressou que já vinha refletindo sobre essa saída, citando o aumento de teorias da conspiração extremistas e racismo na plataforma. A publicação acusou Elon Musk de usar sua influência para moldar o discurso político, tornando o X uma “plataforma de mídia tóxica”.

Elon Musk rebateu o The Guardian

  • Em resposta, Musk comentou no X, chamando o jornal de “máquina de propaganda vil”.
  • A decisão do The Guardian segue uma tendência de outras organizações, como a NPR e a PBS, que também interromperam suas postagens após a aquisição de Musk, alegando que a plataforma se tornou “mídia afiliada ao estado”.
  • Apesar de deixar de publicar diretamente no X, o The Guardian continuará permitindo que seus artigos sejam compartilhados na plataforma e que seus repórteres a utilizem para coleta de notícias.
https://twitter.com/elonmusk/status/1856674541033926719

A publicação também manterá a possibilidade de incorporar postagens do X em suas matérias, mas afirmou que prefere que o público acesse seu conteúdo diretamente no site oficial, theguardian.com, para apoiar o trabalho jornalístico da empresa.

O post The Guardian “rompe” com o X e não publicará mais nada por lá apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima